Biblioteca Itinerante de Itabuna leva novo espetáculo para escolas municipais

Espetáculo voltado ao público infantil
Ascom

“O Reino dos Mal-Humorados” é a nova montagem teatral que o Projeto Grigri - A Trupe da Biblioteca Itinerante estreou  nesta quarta-feira, 9, iniciando a temporada 2013/2014, marcando também as comemoração dos 20 anos do projeto de incentivo à leitura desenvolvido pela Secretaria da Educação de Itabuna. A estréia aconteceu na Escola Municipal Juca Leão, no bairro Emanuel Leão, às 10 horas, e foi prestigiada pela secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento.

Inspirada na história infantil “O Reino dos Mal-Humorados”, da escritora Rosana Rios, a peça mostra a estória da Rainha Drágica Eterna Catabriga e seus súditos, totalmente contaminados por uma grave epidemia. Por meio da montagem, os estudantes e demais profissionais da educação são convidados a refletir seu comportamento ante as adversidades da vida cotidiana.

A peça, segundo a coordenadora da Trupe da Biblioteca Itinerante, Márcia de Meneses, tem a intenção de mostrar como o mau-humor afeta indistintamente crianças e adultos, independente de classe social, raça, credo, função que ocupam ou escolaridade.  “Queremos disseminar na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna os benefícios oriundos do cultivo diário do bom humor, como elemento fundamental na qualidade de vida do indivíduo e conseqüentemente nas relações interpessoais”, argumenta.

No texto, a Rainha Drágica, a princesa Opulência, o mensageiro Dom Carrancudo, a criada Analgésica e sua filha Tormenta ensinam que manter o bom humor é um desafio, pois requer autodisciplina, tolerância, discernimento, otimismo. Cultivá-lo diariamente traz inúmeros benefícios individuais e coletivos, como por exemplo, reduz o estresse, a fadiga, melhora as relações, aumenta a união da equipe, eleva a produtividade, previne doenças e ajuda a manter relacionamentos duradouros.

No final, os alunos expressaram sua opinião sobre o espetáculo e do que aprenderam. “Foi muito bonita a encenação, pois nos ensinou como sermos pessoas mais humanas, cultivando o bom-humor e respeitando o outro, tratando bem as pessoas, inclusive nossos pais e professores,”, disse Milena Gomes, aluna do Ciclo da Pré-Adolescência (CPA).

“Foi muito interessante a peça para nos mostrar como conviver melhor com as pessoas na escola, em nossa família e na comunidade, deixando de lado o mau-humor e a ignorância com o colega, o professor e os nossos pais”, opinou Willian Oliveira, estudante do CPA. No final do espetáculo, alunos e professores da Escola Juca Leão se reuniram para cantar parabéns pelos 20 anos da Biblioteca Itinerante.

Ficha TécnicaA nova montagem teatral da Trupe da Biblioteca Itinerante tem texto de Márcia de Meneses e colaboração de Amélia Passos, que também faz parte do elenco ao lado de Adriana Vilas Boas, Ana Paula de Melo, Débora Cardoso e Fredson Silva.